A temporada de inverno na Serra da Mantiqueira ganha um de seus eventos mais tradicionais. O Festival de Inverno de Campos do Jordão chega à 56ª edição entre os dias 4 de julho e 2 de agosto com mais de 80 apresentações gratuitas distribuídas entre Campos do Jordão e São Paulo.

Considerado o maior e mais importante festival de música clássica da América Latina, o evento mantém sua proposta de democratizar o acesso à música de concerto, reunindo grandes orquestras, artistas convidados e uma intensa programação de formação para jovens músicos.
Concertos gratuitos e novidades da edição
Com direção artística do maestro Roberto Minczuk, a programação ocupará seis palcos em Campos do Jordão e três espaços da Sala São Paulo.
A abertura acontece no dia 4 de julho, no Parque Capivari, com apresentação da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), sob regência de Thierry Fischer. Na mesma noite, o Auditório Claudio Santoro recebe a estreia da ópera A Flauta Mágica, de Mozart, apresentada pelo Núcleo de Ópera do Festival, que terá outras cinco récitas durante o evento.
Entre as novidades da edição estão os concertos realizados na Concha Acústica do Museu Felícia Leirner, no recém-inaugurado CARDE Museu e apresentações especiais à meia-noite no Espaço Cultural Dr. Além.

A programação também reúne importantes orquestras brasileiras e amplia o diálogo com outros estilos musicais ao receber artistas como Roberta Sá, Mariana Aydar, Fabiana Cozza e Demônios da Garoa em apresentações acompanhadas por grupos sinfônicos.
Formação de novos talentos
Além da programação artística, o Festival mantém seu tradicional Módulo Pedagógico, considerado um dos principais programas de formação musical do país.
Nesta edição serão oferecidas 259 bolsas de estudo para jovens músicos nas áreas de Academia de Ópera, Música de Câmara, Regência, Violão e Orquestra do Festival. Ao longo de quatro semanas, os participantes terão acesso a aulas, ensaios, masterclasses e apresentações ao lado de professores brasileiros e internacionais.
Uma das principais novidades é a criação da Academia de Ópera, voltada à formação prática de cantores e instrumentistas em repertório lírico, diretamente integrada à montagem de A Flauta Mágica.
Toda a programação artística é gratuita, mediante retirada antecipada de ingressos para parte das apresentações.








